Visualizar

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DICAS UTEIS...

regata jeans

Modifiquei tanto a receita (o fio, o fabricante, as agulhas, o ponto, o acabamento :D), que posso considerar como criação minha, certo?

Eu tinha esses novelos da Circulo Jeans rolando há algum tempo nos meus guardados e me arrependo de não ter experimentado antes. É uma delícia pra trabalhar, é macio, fresquinho... O problema é que comprei os últimos 6 novelos do armarinho (dois na cor desta receita e mais quatro da mais escura) e não acho mais de jeito nenhum!

Ah, e sei que, com o inverno chegando, o timming é 'perfeito' pra fazer uma regata, mas a turma d'além mar bem que vai poder aproveitar :D


 (Imagem maior aqui.)
Tamanho: P/M
Material: 2 novelos de Círculo Jeans de 100g na cor 240 (usei mais ou menos 150g). Agulhas de tricô 3 e 3½, agulha de crochê proporcional ao fio, um agulha auxiliar para tranças (eu uso um gancho antigo que quebrou uma ponta :D)
Pontos empregados: barra 2/2, trança fantasia, ponto baixo em crochê, acabamento elástico (ou barra italiana), i-cord
Trança Fantasia:


1.ª carr: 1t * 1t, 6m, 2t, 6m, 1t * 1t


2.ª carrr e todas as pares: acompanhando o ponto


3.ª carr: 1t * 1t, 6m, 2t, coloque 1p na ag aux na frente do trabalho, 2m, tricote o p da ag aux em m, coloque 2p na ag aux atrás do trabalho, 1m, tricote os p da ag aux em m * 1t


5.ª carr: 1t * 1t, 6m, 2t, 6m, 1t * 1t


7.ª carr: 1t * 1t, coloque 1p na ag aux na frente do trabalho, 2m, tricote o p da ag aux em m, coloque 2p na ag aux atrás do trabalho, 1m, tricote os p da ag aux em m, 2t, coloque 2p na ag aux atrás do trabalho, 1m, tricote os p da ag aux em m, coloque 1p na ag aux na frente do trabalho, 2m, tricote o p da ag aux em m* 1t


9.ª carr: 1t * 1t, 6m, 2t, 6m, 1t * 1t


11.ª carr: 1t * 1t, coloque 2p na ag aux atrás do trabalho, 1m, tricote os p da ag aux em m, coloque 1p na ag aux na frente do trabalho, 2m, tricote o p da ag aux em m, 2t, 6m, 1t * 1t





Modo de fazer:


Nas ag. 3, monte 114p. e trabalhe 2 carr em barra 2/2 (*2m, 2t*; na carr seguinte, acompanhe o ponto).


Passe para as ag 3½ e trabalhe na trança fantasia (repita o esquema 8 vezes - o trabalho deve ter mais ou menos 27,5cm de altura.)


Diminua do lado da cava, a cada 2 carr: 6p, 4p, 3p (2v) e 2p (2v) = 74p na agulha.


Continue trabalhando em trança fantasia, fazendo o 1.º e o último ponto (do lado direito) em t.


Depois da 9.ª carr da 11.ª repetição da trança fantasia, passe para as ag 3, tricote 2 carr em barra 2/2, e termine com o acabamento elástico (não se esqueça das 4 carr preparatórias!).


Acabamento:


Junte as laterais (eu usei a técnica do mattress stitch pela primeira vez - e adorei o resultado).





Faça uma carreira em ponto baixo em crochê.


Daqui pra frente, pode ser com emoção ou sem emoção.

Sem emoção, continue fazendo uma correntinha do tamanho desejado da alça e complemente com outra carr em ponto carangueijo ou outro ponto do seu agrado.

Com emoção?
Então apertem os cintos, respirem fundo que vai começar o i-cord.

Monte 4p. nas agulhas 3. Faça 1 carr em m.

Com a agulha esquerda, pegue a alça da carreira em crochê que fica mais perto do direito do trabalho depois volte os 4p tricotados para a agulha esquerda.

Tricote os 3 primeiros p em meia e o último ponto jundo com a alça da carr em crochê.

(Ficou confuso? Dá uma olhada no vídeo que está nesta página. A diferença é que não uso as agulhas sem ponta nem levanto todos os pontos antes de começar, mas dá pra ter uma idéia).

Repita o "pegar a alça seguinte com a agulha esquerda, volte os 4 pontos para a agulha esquerda, tricote em m, lembrando de tricotar juntos o último p e a alça" até acabar a cava.

Agora fica mais fácil: é so tricotar os 4p em m, voltar para a ag esquerda e tricotar em m de novo até o tamanho desejado, remate.

Remate e faça o outro lado igual.

Remate as alças e voilá!

Esse acabamento das alças dá um certo trabalho, mas o resultado vale a pena.

Um comentário:

  1. Oi Claudia, ficou linda a blusa, pena que tu vai custar pra usar pois com esse friozão..rsrsrs.
    Adorei tuas dicas, só sei o básico do tricô, com essas dicas ficou bem melhor!!
    bjOs

    Márcia

    ResponderExcluir